O bruxismo é uma atividade parafuncional que inclui o apartamento e ranger dos dentes.
As causas do bruxismo ainda não estão completamente esclarecidas, mas a literatura científica sugere que está relacionado a distúrbios do sono, fatores sociais e alterações emocionais como a ansiedade.
Por não apresentar nenhuma função, pode levar a consequências como desgaste dos dentes, dor de cabeça, dor orofacial, alterações/dificuldade na mastigação.
Podemos apresentar bruxismo durante o dia (de vigília) ou a noite.
No bruxismo, os músculos mastigatórios são bastante solicitados o que pode levar a uma alteração de tônus muscular e formação de pontos gatilhos que geram bastante dor.
Quando muito tensos, esses músculos podem enviar sinais de dor a distância, por exemplo, para a região da sobrancelha, dentes superiores e inferiores (nesse caso podendo ser confundido com dor de dente), dor na região da orelha e da própria Articulação Temporomandibular.
A osteopatia através de sua visão global, entende que deve ser tratado desde o sacro, passando pela coluna e toda relação da ATM com sistema hioide, fascias crânio cervicais, músculos mastigatório e cervical devem ser abordados para se ter um tratamento mais assertivo.
Lembrando que uma equipe multidisciplinar nesse caso é de extrema valia.





